Governo dá puxão de orelha em funcionários “penetras” e “glutões” nos eventos do Canal da Música

Funcionários e colaboradores da Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE) estão, a partir desta sexta-feira (29), proibidos de se “locupletarem” de alimentos durante eventos de terceiros no Canal da Música. Como assim? Oras, encher-se, abarrotar-se, se empanturrarem de comida. É o que aparece em sinônimos em um dicionário online. O “puxão de orelhas” foi publicado no Diário Oficial do Executivo, na seção da Secretaria da Comunicação (Secs).
A portaria, assinada pelo presidente da RTVE, proíbe, expressamente, “que funcionários e colaboradores tenham acesso e se locupletem de alimentos, produtos, brindes ou assemelhados durante os eventos de terceiros”.
Na orientação, o presidente afirma que “cabe demonstração de civilidade” por parte dos funcionários e colaboradores no Canal da Música, espaço de locação para inúmeras festividades e palco de diversos eventos “privados ou institucionais, de responsabilidade de terceiros”.
A portaria restringe ainda a presença dos funcionários e colaboradores nos eventos, exceto quando por “convite do terceiro realizador”. Em não se respeitando a ordem, a coordenadoria de eventos deverá reportar a “conduta indevida”, que pode gerar ainda processo administrativo, caso o infrator seja efetivo ou comissionado, ou demais medidas disciplinadoras quando forem “colaboradores ou terceirizados”.
Jornalista, mestre em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do Centro Uninter.