Now Reading
Paraná tem 1.032 vagas para jovens em medida socioeducativa

Paraná tem 1.032 vagas para jovens em medida socioeducativa

São 1.032 as vagas existentes hoje no Paraná para jovens que cumprem medida socioeducativa (“capacidade instalada”). O número atualizado foi divulgado nesta quarta-feira (13), no anexo da resolução 43/2015 da Secretaria de Estado de Justiça (Seju). No documento, o órgão cria uma “central de vagas” para adolescentes em conflito com a lei.

Com isso, mais uma vez os diários oficiais suprem a demora do governo do Paraná em repassar dados da gestão pública pelo Serviço de Informação ao Cidadão. No início de abril, a equipe do Livre.jor perguntou ao Estado quantos jovens estariam cumprindo pena de restrição de liberdade em Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade – mas a resposta ainda não chegou (pedido de informação 14.837/2015).

A relação de vagas existentes em cada uma das 26 unidades apareceu na edição 9.450 do Diário Oficial do Estado. Não responde a pergunta de quantos jovens de fato cumprem medidas socioeducativas ou a tipologia das infrações que os colocaram nessa situação – mas já é um começo. Existem, portanto, 391 vagas nas regiões de Curitiba e Ponta Grossa, 367 na faixa superior do mapa (do Noroeste ao Norte Pioneiro) e 362 na porção Sul do Paraná.

Dessas, existem apenas 37 vagas em unidades exclusivas para meninas. 267 são Centros de Socioeducação mistos, que abrigam jovens de ambos os sexos e as demais vagas ficam em prédios só para meninos. Pelo documento não conseguimos determinar quantos deles cumprem regime fechado, atribuído a infrações mais graves. Os dados, contudo, já foram solicitados. Compartilhamos assim que chegarem.

See Also

150513 vagas cense parana