Política editorial

Livre.jor é jornalismo, e portanto submete-se ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Isso significa que temos como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Aceitamos como baliza para essa atividade que o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, e que devemos pautar nosso trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

Nenhuma notícia, conteúdo associado ou membro da equipe utilizará de Livre.jor para incitar o ódio, ou a discriminação de qualquer espécie. Aqui não se faz proselitismo partidário, nem ideológico. Não promovemos atos ilegais, não transmitimos vírus, malwares, códigos destrutivos ou mal-intencionados.

Preservamos o direito das pessoas ao sigilo de fonte. Informações confidenciais relatadas à equipe de Livre.jor não serão divulgadas, nem sua origem. Sugestões de pedidos de informação a quaisquer órgãos do Poder Público, quando solicitado por quem as proferiu, serão encampadas pela equipe de jornalistas – permitindo assim que pessoas se sentindo acuadas no seu direito de acesso a dados públicos possam obtê-los. Contudo, não apuramos dados em segredo para ninguém – e divulgaremos normalmente esse conteúdo.

Não há o que ler nas entrelinhas em Livre.jor, não se camuflam intenções, diz-se o que se sabe e admite-se aquilo que é desconhecido. Defendemos o livre acesso à informação pública. Somos intransigentes nisso.

Divulgamos conteúdo de interesse público, obtido a partir de dados oficiais de qualquer natureza: documentos, pesquisas, levantamentos, planilhas eletrônicas, diários oficiais, pedidos de informação, base de dados etc. Sempre que possível, o caminho para que qualquer pessoa obtenha os mesmos dados estará descrito na notícia, para encorajar o empoderamento de todos.

Não enviamos spams, nem publicamos conteúdo sexualmente explícito – logo o acesso a Livre.jor tem indicação livre. Quando formos notificados de uma possível violação dessa política, analisaremos pontualmente a questão e, quando necessário, uma ação será tomada. Isso inclui banir conteúdo inadequado, fornecer direito de resposta ou corrigir dados inexatos.

Se algo aqui incomoda você, denuncie isso a nós, para verificarmos se houve desrespeito à política de conduta e conteúdo: contato@livre.jor.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =