A cada hora de 2015, mais de 8 mulheres sofreram algum tipo de violência no Paraná. O número é do Relatório Estatístico dos Números Criminais Relacionados à Violência contra a Mulher da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).
Foram 75.217 registros de violência contra a mulher no Paraná em 2015, segundo a Sesp. Os dados constam no relatório da CPI da Violência contra a Mulher, publicado no Diário Oficial da Alep nº 1.028 de 26 de fevereiro (clique na imagem abaixo e confira no site da Imprensa Oficial)
De acordo com o relatório da SESP, dos registros do período de 1º de janeiro a 17 de dezembro de 2015, um terço de concentra em apenas dez cidades do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá e Francisco Beltrão. A lista completa de municípios pode ser conferia no Diário Oficial.
As faixas de idade entre 18 e 24 anos e 35 a 45 anos são as que mais registraram crimes, correspondendo a 40% das mais de 75 mil ocorrências. Já quanto a natureza da violência, foram denunciadas 39.473 ameaças, 27.932 lesões corporais e 142 homicídios.
Apesar de assustador e expressivo, os dados apontados pela Sesp, cabe ressaltar, estão longe de representar a realidade, silenciada pelo medo, pela falta de informação e por inúmeros outros motivos.
Confira a lista completa por município e outros dados do relatório da CPI no Diário Oficial da Alep