No final de abril, 131 dos 399 municípios do Paraná tinham casos confirmados de Covid-19 – que é a doença causada pelo novo coronavírus, o Sars-CoV-2. Um mês antes, em 31 de março, o número de cidades infectadas era três vezes menor – apenas 43. Os números constam no boletim oficial do governo estadual, publicado pela Secretaria da Saúde [link aqui]. Isto mostra a rápida interiorização da doença, que é mais perigosa quando contagia cidades com sistemas de saúde menos estruturados que o dos grandes centros urbanos.

As cinco cidades com mais contágio, no Paraná, têm menos de 10 mil habitantes: Santo Antônio do Caiuá (10 casos e 1 morte, numa população de 2,6 mil), São João do Caiuá (19 casos e 1 morte, numa população de 5,8 mil), Amaporã (13 casos, numa população de 6.2 mil), Santa Mônica (8 casos e 1 morte, numa população de 3,9 mil) e Ibema (11 casos numa população 6,3 mil).

Para saber onde o contágio é maior, basta calcular o número de casos por 100 mil habitantes, que é uma fórmula matemática para comparar conjuntos de grandezas diferentes. Por exemplo, Curitiba, no dia 30 de abril, tinha 444 casos confirmados e 20 óbitos. Mas como a capital tem 1,9 milhão de habitantes, isto significa 22,9 diagnósticos por 100 mil habitantes. Em Santo Antônio do Caiuá, o resultado é 378,6 – um contágio 16 vezes maior.

O alerta é importante, pois por mais que o Paraná ainda não enfrente situações dramáticas como as vividas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas, é o cuidado redobrado que pode salvar vidas. Acompanhar diariamente as notícias sobre o novo coronavírus pode diminuir a percepção da velocidade do contágio, por isso na Livre.jor optamos por fazer balanços mensais. No fim de março, eram 179 casos confirmados e 3 óbitos. Em abril, pulamos para 1.407 casos (8 vezes mais pessoas com a doença) e 86 óbitos (28 vezes mais mortes em apenas 30 dias).

Para acompanhar diariamente os dados por município do Paraná, sugerimos a plataforma Brasil.IO, que compila os números do governo do Paraná [link aqui]. Há também a opção de visualizá-los no mapa [link aqui].

Mapa do contágio no Paraná. Clique para conferir os dados em Brasil.IO
Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…