Now Reading
Bandeira laranja, vermelha? Mostramos a planilha que Curitiba usa no combate à Covid-19

Bandeira laranja, vermelha? Mostramos a planilha que Curitiba usa no combate à Covid-19

É verdade que a Prefeitura de Curitiba já divulgou na internet como ela calcula se afrouxa ou se endurece o combate ao novo coronavírus na cidade… Mas você já viu a tabela, com a matemática aplicada? Falando é uma coisa, mas desenhadinho é outra bem diferente. A agência Livre.jor teve acesso às tabelas e escolheu mostrar a da semana de 6 a 12 de junho.

Para ver a imagem, clique com o botão direito e selecione a opção de abrir em uma nova guia.

Nela, dos 8 critérios, 3 estavam na categoria vermelha, que é a mais crítica: o aumento dos casos naquela semana ante os sete dias anteriores, o número de casos confirmados por 100 mil habitantes e o número de leitos de UTI disponíveis para atender casos graves de Covid-19 no último dia da série analisada. Os demais critérios estavam na bandeira laranja, de alerta.

A partir deste documento, qualquer interessado que tenha acesso aos dados sobre a doença pode automatizar o cálculo e ver, dia a dia, se Curitiba avançou, ou não, para a bandeira vermelha. Seria algo interessante para a imprensa local, não? Os casos confirmados e mortes, por município, na série histórica, são fáceis de achar no projeto Brasil.io (link aqui).

O mais complicado são os dados atualizados sobre os leitos disponíveis, que dependem da prefeitura, mas que a imprensa local tem divulgado com alguma periodicidade. Então fica a sugestão de, além da média móvel, adotada pela Rede Globo, que as emissoras locais atualizem essa planilha diariamente para alertar a população quando os critérios da própria prefeitura indicarem bandeira vermelha.

See Also