“É fácil bater no Michel Temer, é fácil bater no governo”, disse o presidente em seu pronunciamento no último dia 20 de abril, às vésperas do dia de Tiradentes e do descobrimento do Brasil. Pois bem, saiba que uma pesquisa do governo aponta que as mensagens de “otimismo” de Temer tiveram boa recepção na capital brasileira e em Curitiba.

A pesquisa qualitativa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), foi realizada também em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador. Em todas as capitais foram promovidos grupos focais com oito participantes que declararam suas impressões sobre o vídeo do pronunciamento. Lembra? Então veja o vídeo abaixo.

“Eu acho que ele gera expectativa de ver aquilo que pode vir depois disso, se realmente vem acompanhado de uma ação”, é o que manifestou um dos integrantes do grupo focal em Curitiba. A impressão dos pesquisados na capital paranaense foi de encontro à impressão das outras cidades.

De acordo com o relatório da pesquisa, a “tendência inicial dos participantes foi manifestar descrédito em relação à figura do Presidente e criticar a tentativa de passar um discurso otimista que, na visão geral, não condiz com a realidade percebida e vivenciada no país”.

Em Curitiba e em Brasília “houve concordância com as falas do ponto de vista econômico”, indica a análise da pesquisa. Mas, claro, não foi também lá um apoio, conforme completa o relatório. “Não houve entusiasmo, mas a opinião foi que realmente a situação econômica melhorou um pouco”. Na prática, os curitibanos e os pesquisados na capital brasileira “reconheceram que parte das queixas do presidente sobre falta de reconhecimento nas melhorias é verdadeira”.

Ficou curioso para saber mais sobre o resultado da pesquisa? Então clique aqui e baixe o PDF no site da Secom.

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…