Now Reading
Dados da Copel são para identificar devedores, confirma PGE

Dados da Copel são para identificar devedores, confirma PGE

“Há pelo menos 10 dez anos a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem termo de cooperação com a Copel com finalidade de acessar os dados cadastrais dos seus consumidores. O objetivo é auxiliar a PGE, representante judicial do Estado do Paraná, a localizar os devedores dos créditos públicos, tributários ou não, para seja viabilizada a citação destes nas execuções fiscais”, diz a resposta enviada pelo órgão a Livre.jor nesta terça-feira (15).

No mês passado, ao notarmos um termo de convênio entre a PGE e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica na edição 9.521 do Diário Oficial de Comércio, Indústria e Serviços (DCIS), perguntamos ao órgão para que isso servia – pois isso significa, na prática, acesso direto ao cadastro de 3,379 milhões de consumidores de energia elétrica no Paraná e seus endereços residenciais, comerciais, industriais e na zona rural.

Encaminhamos a pergunta no dia 22 de agosto e, três semanas depois, a PGE confirmou aquilo que já se imaginava: a ideia é usar os dados para localizar devedores. “Assim, por exemplo, quando o contribuinte/responsável tributário ou devedor de crédito não tributário não é encontrado no endereço apontado na petição inicial da execução fiscal, os procuradores acessam suas bases de dados para encontrar o melhor endereço. A Copel é apenas uma delas”, diz o documento encaminhado pela procuradoria.

Para justificar o acesso a esses dados, a PGE argumenta que “é responsabilidade do autor da ação, no caso do Estado do Paraná, indicar o correto endereço do réu devedor.  O acesso a essa base de dados da Copel é muito importante para a localização desse devedor e, assim, garantir a satisfação do crédito inscrito em dívida ativa”. Só para encerrar o assunto, registramos um pedido adicional de informação, questionando quais são os demais bancos de dados usados pela PGE para localizar os devedores.

150822 copel pge termo de cooperação

 

Desde 2014 ricocheteando no pavilhão auditivo dos poderosos.

Scroll To Top