Now Reading
Deslocar-se por Curitiba durante a pandemia demorou 5 minutos a mais

Deslocar-se por Curitiba durante a pandemia demorou 5 minutos a mais

Ir de um lugar a outro em Curitiba com transporte público, numa direção única, antes da pandemia, demorava em média 54 minutos. Em 2020, o tempo médio de viagem subiu para 59 minutos. Isto é só uma das descobertas da empresa Moovit, que no último dia 26 de janeiro divulgou seu relatório global sobre transporte público, apurado em 100 regiões metropolitanas de todo o mundo.

A Moovit também identificou que apesar de ser o lugar com menor tempo de espera do Brasil por condução (16 minutos, em média), Curitiba é a cidade do mundo em que mais passageiros fazem três ou mais baldeações para chegar ao seu destino e também a que mais se caminha, com uma média de 1,3 km a pé em cada deslocamento.

O dado das baldeações é relevante no contexto da pandemia do novo coronavírus, pois 41 % dos usuários, segundo a Moovit, fazem pelo menos duas baldeações em único trajeto, aumentando o risco de contágio. Considerando a região metropolitana, mais de 60% dos passageiros gastam mais de duas horas com o transporte público todos os dias. Confira mais dados aqui, neste link para o caderno especial de Curitiba.

Esses números reforçam os achados de pesquisa da UFPR que identificou os ônibus como principais vetores da contaminação por covid-19 na Grande Curitiba, com o espalhamento da doença seguindo a trilha de deslocamento dos trabalhadores que tiveram negado seu direito ao distanciamento social – confira aqui, neste link para notícia sobre o estudo.

A Moovit é a responsável pela tecnologia de mobilidade urbana mais utilizada no planeta, integrada a produtos da Microsoft e da Uber, por exemplo, coletando dados em 3.400 cidades de 112 países. Os dados dela foram usados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do governo federal, e pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística, na elaboração do relatório “O Brasil e a Mobilidade Urbana”.

Desde 2014 ricocheteando no pavilhão auditivo dos poderosos.

Scroll To Top