Com salário bruto de R$ 20.004,87, o economista Luiz Renato de Oliveira Jorge Hauly, filho do deputado federal, Luiz Carlos Jorge Hauly (PSDB), ocupa o cargo de Diretor de Mercado e Relações Institucionais na agência de Fomento do Paraná. A nomeação de Luiz Renato Hauly consta na edição 9.462 do Diário Oficial de Comércio, Indústria e Serviços (DCIS), de 29 de maio, poucos meses após ter seu nome aprovado em reunião do Conselho de Administração (CAD) da Cohapar, constando na edição 9.385 do DCIS, para assumir a diretoria jurídica da instituição, cargo inexistente até aquela reunião do CAD.
O jovem Hauly, que também é bacharel em direito, não assumiu esse cargo na Cohapar. O próprio órgão admitiu, em resposta à reportagem da Gazeta do Povo (link aqui), que a diretoria aina não existia, mas que “estava sendo implantada”. Outro impeditivo, assumido pelo indicado na mesma matéria, é que não teria registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sem registro na OAB, diz o artigo 7.º do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia não se pode atuar em diretorias jurídicas: “a função de diretoria e gerência jurídicas em qualquer empresa pública, privada ou paraestatal, inclusive em instituições financeiras, é privativa de advogado, não podendo ser exercida por quem não se encontre inscrito regularmente na OAB”, prevê o regulamento.
O valor do salário de Luiz Renato de Oliveira Jorge Hauly foi informado pela Agência de Fomento, em atendimento ao pedido de informação 23.890/2015. A equipe da Agência de Fomento, segundo informação da instituição, também conta com a participação de outra família famosa no Norte do Paraná, Emília de Salles Belinati, esposa do ex-prefeito de Londrina, Antonio Belinati.
No cargo de Gestor de Projetos, Emília, que já foi vice-governadora do Paraná, recebe um salário correspondente a cerca de 50% de Hauly, de R$ 11.459,09. Até o início do ano, aliás, Emília Belinati ocupava o posto de Diretoria Comercial da Sanepar, cargo hoje assumido por seu filho, Antônio Carlos Salles Belinati (PP).
Jornalista, mestre em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda do Centro Uninter.