Os números dos gastos do governo do Paraná com publicidade em 2014 ficaram completos nesta terça-feira, quando o Estado publicou a relação de despesas do 4º trimestre do ano passado na edição 9.407 do Diário Oficial – por determinação da Lei Orçamentária Anual, que exige a divulgação do relatório.

Foram R$ 92 milhões, sendo que R$ 12,8 milhões em publicidade legal (obrigatória, para dar divulgação a documentos de interesse público, como editais de licitação) e R$ 79 milhões em publicidade institucional. O valor inclui unidades da administração direta e indireta e as despesas de criação e veiculação na imprensa.

Apesar de ser ano eleitoral, quando há forte restrição no uso da publicidade institucional (comparem os gastos do primeiro semestre com o do último, na tabela que é a imagem deste post), no fim das contas o valor não ficou tão abaixo dos anos anteriores. Em 2013, foram R$ 110 milhões em publicidade institucional. Em 2012, R$ 106 milhões. Agora foram de R$ 79 milhões, ou seja, 71% e 74%, respectivamente.

Estamos tabulando os dados por órgão, para divulgar nesta quarta-feira.

 

 

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