Now Reading
Inscrições no 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca vão até 10 de outubro

Inscrições no 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca vão até 10 de outubro

Jornalistas têm até o dia 10 de outubro para inscrever suas reportagens no 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca. A categoria principal premia os profissionais da imprensa que tenham apurado notícias a partir de dados públicos, Lei de Acesso à Informação e documentos oficiais. Também podem competir estudantes de jornalismo, na categoria Universitária, e projetos especiais, que disputam o Troféu Rastilho, e não precisam ser conduzidos por jornalistas. O foco é encorajar mais investigações de interesse público.

No ano de estreia, em 2019, foram 28 inscritos e o grande prêmio foi dado à reportagem “Os laços familiares do clã Bolsonaro“, de Juliana dal Piva e equipe, para O Globo e Época. No ano passado, com 45 inscrições efetivadas, venceu “A Mão Invisível das Milícias“, de Igor Mello e Lola Ferreira, para o UOL. A primeira edição do Troféu Rastilho foi dada à Fiquem Sabendo, pelo esforço de desaprisionar dados das pensionistas civis do governo federal. A expectativa é que a competição siga acirrada neste ano, pois novamente haverá premiação em dinheiro.

Na edição de 2021, a agência de notícias Livre.jor, que organiza a competição, repete a fórmula de distribuir dinheiro aos vencedores, por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. No ano passado, dez pessoas contribuíram, perfazendo R$ 900, que foram distribuídos entre os vencedores. Podem ser inscritas reportagens publicadas de 29 de setembro de 2020 a 28 de setembro de 2021, que é o Dia Internacional do Direito à Informação. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro, em alusão ao assassinato do jornalista Vlado Herzog pela ditadura militar.

Mais informações: https://livre.jor.br/premiomosca/
Regulamento: https://livre.jor.br/premiomosca/?page_id=22
Formulário de inscrição: https://forms.gle/hVTZNhyNSKFfeFHm7
Vencedores das edições anteriores: https://livre.jor.br/premiomosca/?page_id=31
Campanha de financiamento coletivo: https://www.catarse.me/premiomosca2021

Desde 2014 ricocheteando no pavilhão auditivo dos poderosos.

Scroll To Top