Now Reading
Minuta da nova Lei dos Direitos Autorais existe, mas Ministério da Cultura não divulga

Minuta da nova Lei dos Direitos Autorais existe, mas Ministério da Cultura não divulga

O Ministério da Cultura (Minc) confirmou que existe uma minuta da nova Lei dos Direitos Autorais (lei federal 9.610/1998), mas afirmou que não divulgará seu teor. Diz que o texto estava pronto e na Casa Civil da Presidência da República, para aval da Chefe de Estado, “porém, com a mudança de ministros que ocorreu em 1º de janeiro de 2015, essa proposta voltou para o Minc, onde encontra-se atualmente”. Na data, Juca Ferreira substituiu Ana Wanzeler, que ocupava interinamente o cargo desde a saída de Marta Suplicy.

Uma atualização da norma é debatida há anos nos congressos voltados ao tema, como relatou Rui Bittencourt, coordenador do Grupo de Estudos Informação e Poder, da Unibrasil, durante a atividade promovida pela instituição com a equipe do Livre.jor (aqui). Ele próprio, docente da universidade e funcionário da Editora Juruá, sugeriu esse pedido de informação à União – e nós embarcamos na ideia, registrando o questionamento na campanha #365pedidosdeinformação.

Contudo, a curiosidade dele não será aplacada tão cedo, pois a Diretoria de Direitos Intelectuais do Minc negou acesso à minuta do documento. “Por se tratar de documento de trabalho interno do executivo, ainda não pode ser divulgada”, informaram.

De lambuja, todavia, disseram que o decreto apto a regulamentar a gestão coletiva de direitos autorais (lei federal 12.853/2013) está pronto. Ao menos, já foi enviado à Casa Civil. O documento não fala em prazos, sequer da expectativa de efetivação de qualquer um desses movimentos legislativos. Cópia do decreto também não veio.

 

Desde 2014 ricocheteando no pavilhão auditivo dos poderosos.

Scroll To Top