Segundo a Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil está na lista de  88 países que não têm dados disponíveis sobre violência contra a mulher. Na mesma relação estão os Estados Unidos, a China, Israel, Paquistão, Cuba, Bahamas e os Emirados Árabes, por exemplo.

O alerta, em tom de denúncia, consta no boletim informativo de novembro, distribuído internacionalmente por esta agência da  da ONU (Organização das Nações Unidas) – conhecida no Brasil pelo acompanhamento dos Objetivos do Milênio, agora convertidos na campanha Agenda 2030. O texto é assinado pelo diretor-geral da Pnud, Selim Jahan.

“Nós ainda não sabemos muito sobre a violência contra a mulher no mundo, pois somente 107 dos 195 países tem informação disponível sobre esses tipos de agressões quando ela é feita pelo companheiro da vítima. O número cai para 56  quando se avaliam os dados sobre violência cometida por terceiros”, diz o oficial da Pnud, numa tradução livre. Confira aqui a reportagem original, em inglês.

Não há uma referência direta ao Brasil no alerta assinado por Selim Jahan, mas basta abrir a tabela com os dados internacionais para reparar na ausência de dados.  Da América do Sul, somente Equador e Peru fornecem esse tipo de informação. No primeiro, 37,5% das mulheres acima dos 15 anos já foram agredidas pelo parceiro. No Peru, 33,2%. Nenhum dos dois têm dados sobre violência cometida por terceiros.

Nesse quesito, o Brasil também perde em transparência para países como Timor-Leste (58,8% das mulheres já sofreram violência do companheiro), Fiji (64,1%), Vietnam (34,4%), Dinamarca (32%) e Cingapura (6,1%). “Mesmo quando a informação está disponível, é notório que ela é subestimada. É difícil obter informação delicada quando as vítimas têm medo ou se sentem envergonhadas”, diz a Pnud.

Livre.jor registrou pedido de informação ao governo federal sobre a ausência de dados sobre violência contra mulheres apontada pela agência da ONU.

Em destaque

Estudo mostra Ilha do Mel desfigurada pela subida do mar já em 2030

Queridinha dos paranaenses quando o assunto é praia e conexão com a…

Maçonaria, Lula, Bolsonaro, Lava Toga: monitor de fake news do CNJ já desmentiu 46 notícias falsas

É do dia 25 de fevereiro a última mentira sobre o Poder…