Now Reading
Vereador no RJ, Jair Bolsonaro teve 38 comissionados em dois anos

Vereador no RJ, Jair Bolsonaro teve 38 comissionados em dois anos

No dia 7 de novembro de 2018, a Ouvidoria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro respondeu pedido de informação da Livre.jor com a lista de funcionários comissionados do então vereador Jair Bolsonaro, eleito pelo PDC, de janeiro de 1989 a janeiro de 1991. Hoje, disponibilizamos o documento, para auxiliar biógrafos, pesquisadores e jornalistas interessados na história política do atual presidente da República.

Foram 38 pessoas que trabalham com o político no seu primeiro mandato, obtido após Jair deixar o serviço militar – confira a publicação do site Documentos Revelados, com a íntegra do dossiê do Exército sobre o período do capitão nas Forças Armadas [link aqui]. Elas foram empregadas de janeiro de 1989 a janeiro de 1991.

No documento reproduzido a seguir, em duas páginas, o nome delas aparece à esquerda e, à direita, estão datas que presumivelmente são as de contrato e desligamento. A coluna chama-se “Publicações” em referência à publicação dos atos em diário oficial, mas não identifica as portarias para cada nomeação.

A divulgação da lista pela Livre.jor não é uma denúncia, mas uma contribuição para arqueologia desses documentos de flagrante interesse público. Os nomes podem ser úteis a pesquisadores sociais, aos biógrafos de Jair Bolsonaro e aos jornalistas interessados na carreira do político. Até o momento, a análise mais aprofundada sobre o tema foi produzida pelo O Globo: “Os laços familiares do clã Bolsonaro” [link aqui].

Ao analisar todos os comissionados do clã Bolsonaro a partir de 1991, os jornalistas encontraram 102 pessoas com laços familiares entre si, trabalhando para o político e seus filhos nos últimos 28 anos. Com o documento da Câmara do Rio de Janeiro, a pesquisa pode ser ampliada.

O pedido de informação foi identificado com o protocolo 203920180918, que depois deu origem ao processo 04545/20188, dentro da Ouvidoria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro – confira versão em PDF do documento [link aqui].

View Comments (0)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

4 + três =