Somando administração direta, indireta e estatais, o governo do Paraná gastou R$ 107,5 milhões em propaganda durante 2020, no ano da pandemia. No quesito transparência com gastos de publicidade, a página da Secretaria de Estado de Comunicação Social e Cultura (Secc) está desatualizada desde outubro do ano passado, então fizemos uma varredura no Diário Oficial do Estado para, nas edições 10.736 e 10.862, encontrar as prestações de contas da Secc. Mais da metade, aliás, foi desembolsado pela própria Seec, responsável sozinha por despesas de R$ 65,8 milhões.
Em valores atualizados, o gasto de 2020 é 43% superior ao de 2019. No primeiro ano da sua gestão, a administração Ratinho Júnior (PSD), executando orçamento elaborado por Beto Richa e Cida Borghetti, gastou “somente” R$ 71 milhões – a maior “economia” desde 2012. Mas no ano da pandemia, a despesa voltou a bater os nove dígitos, atingindo a centena de milhão. O valor engloba gastos com TV, rádio, jornais, revistas, anúncios de internet, assessoramento de redes sociais, criação de conteúdo, pesquisas e até carro de som.
GOVERNO DO PARANÁ | PROPAGANDA INSTITUCIONAL (R$) | CORRIGIDO PELA INFLAÇÃO – IPCA (R$) |
2020 | 107.508.728,76 | 107.508.728,76 |
2019 | 71.005.655,44 | 75.066.674,79 |
2018 | 105.229.215,85 | 114.890.762,64 |
2017 | 164.318.251,47 | 186.663.545,42 |
2016 | 131.674.262,18 | 153.774.391,34 |
2015 | 101.528.144,42 | 126.853.487,21 |
2014 | 79.113.798,82 | 109.203.577,14 |
2013 | 110.200.000,00 | 162.084.628,48 |
2012 | 106.800.000,00 | 166.154.463,12 |
2011 | 5.700.000,00 | 9.358.542,15 |
TOTAL | 983.078.056,94 | 1.211.558.801,05 |
Pela prestação de contas não é possível afirmar quanto do montante foi efetivamente gasto com campanhas de conscientização sobre a pandemia do novo coronavírus, pedindo para as pessoas ficarem em casa, usarem máscara, lavarem as mãos com frequência. Seria bom se a Secc se antecipasse e divulgasse o dado, né? Mas tudo bem, que a gente pode fazer um pedido via Lei de Acesso à Informação, sem problemas. Ninguém faria mal juízo do governo se todo esse montante fosse gasto assim. Ou para informar sobre a estiagem. Mas será que foi?
Por padrão de divulgação, os relatórios somam tudo que em tese há para somar (da criação à veiculação, incluindo serviços terceirizados, como os R$ 99 mil que a Unicentro gastou para contratar um “Comunicador”). Assim sendo, os cinco maiores gastadores com propaganda em 2020 foram a Seec (R$ 65,8 milhões), Sanepar (R$ 10,4 milhões), Copel (R$ 8,9 milhões), Funsaúde (R$ 5,4 milhões) e os Portos de Paranaguá e Antonina (R$ 4,7 milhões).
Por enquanto, o que dá para afirmar é que Ratinho Júnior merece pelo menos o elogio de gastar “muito menos” que a gestão de Beto Richa, que, em valores atualizados pela inflação, torrou o equivalente a R$ 186 milhões em 2017 – o recorde da década de 2010. Aliás, nos oito anos que as chapas encabeçadas pelo tucano dirigiram o Paraná, primeiro com Flávio Arns na vice, depois com Cida Borghetti, foram gastos em valores nominais R$ 804 milhões com propaganda – ou, se corrigirmos pela inflação do período, R$ 1,028 bilhão.
Publicidade legal
Para desambiguar a divulgação desses dados, é preciso ressaltar que chamamos de propaganda tudo que aparece classificado nos relatórios como “publicidade institucional”. Há, nos documentos, também as despesas com “publicidade legal”, que se refere à divulgação obrigatória em lei de atos administrativos, como avisos de licitação e intimações em processos administrativos, por exemplo. Esse valor varia pouco de ano a ano, sendo que em 2019 e 2020, respectivamente, a gestão Ratinho Júnior gastou R$ 10,9 milhões e R$ 11,4 milhões, respectivamente.
GOVERNO DO PARANÁ | PUBLICIDADE LEGAL (R$) | PROPAGANDA INSTITUCIONAL (R$) | TOTAL (R$) | TOTAL CORRIGIDO PELO IPCA (R$) |
2020 | 11.453.229,09 | 107.508.728,76 | 118.961.957,85 | 118.961.957,85 |
2019 | 10.970.375,73 | 71.005.655,44 | 81.976.031,17 | 86.664.478,12 |
2018 | 15.991.664,03 | 105.229.215,85 | 121.220.879,88 | 132.350.690,11 |
2017 | 14.502.016,41 | 164.318.251,47 | 178.820.267,88 | 203.137.660,59 |
2016 | 13.168.927,01 | 131.674.262,18 | 144.843.189,19 | 169.153.583,16 |
2015 | 10.670.134,47 | 101.528.144,42 | 112.198.278,89 | 140.185.197,09 |
2014 | 12.897.427,29 | 79.113.798,82 | 92.011.226,11 | 127.006.352,60 |
2013 | 15,4 milhões | 110,2 milhões | 125,6 milhões | 184.735.293,44 |
2012 | 10,1 milhões | 106,8 milhões | 116,9 milhões | 181.867.572,46 |
2011 | 9,6 milhões | 5,7 milhões | 15,13 milhões | 29.859.135,19 |
TOTAL | 89.653.774,03 | 760.378.056,94 | 850.031.830,97 | 1.373.921.920,61 |
Tirou da onde?
Segue a origem dos dados sobre gastos estatais com publicidade legal e institucional na administração direta e indireta do Paraná: dados de 2020 obtidos nas edições 10.736 e 10.862 do Diário Oficial do Estado; dados de 2019 obtidos na página de transparência da Secretaria de Estado da Comunicação Social; dados de 2018 obtidos na página de transparência da Secretaria de Estado da Comunicação Social; dados de 2017 obtidos na página de transparência da Secretaria de Estado da Comunicação Social; dados de 2016 obtidos nas edições 9.671 e 9.898 do Diário Oficial do Estado; dados de 2015 obtidos nas edições 9.504 e 9.637 do Diário Oficial do Estado; dados de 2014 obtidos nas edições 9.197, 9.245, 9.332 e 9.407 do Diário Oficial do Estado; e dados de 2013, 2012 e 2011 obtidos via pedido oficial de informação.