Relatórios publicados pelo governo do Paraná na área de transparência da Secretaria de Estado da Comunicação Social mostram que a gestão Ratinho Júnior (PSD) gastou R$ 129 milhões com propaganda institucional em 2022. Dividindo o valor pelos dias do ano, para ter uma ideia de quão grande foi a despesa, equivale a pôr R$ 354 mil por dia em publicidade. O total considera a administração direta, indireta e empresas públicas. 

Atualizando os valores dos anos anteriores pela inflação, a gestão Ratinho Júnior gastou 24% a menos em 2022 que no ano anterior, quando a cifra atingiu R$ 170 milhões quando corrigida pelo IPCA. Mas a redução segue um padrão dos últimos anos, pois desde 2011 é comum que anos eleitorais “desfalquem” menos os cofres públicos devido às restrições eleitorais. Em 2018 e 2014 aconteceu a mesma coisa.

Apesar da queda, o ano de 2022 ainda detém a marca de ser a segunda maior despesa com propaganda do governo Ratinho 1, perdendo só para 2021, quando os gastos com publicidade desviaram da média recente e catapultaram o político para o ranking de grande gastador na área. A competição é meio injusta, pois os dados disponíveis só permitem comparação com os governos Beto Richa 1 e Beto Richa 2.

Ratinho 1 gastou, em média, R$ 127 milhões por ano com propaganda. O valor é inferior aos R$ 156 milhões/ano do Beto 1 e aos R$ 162 milhões do Beto 2 – quando perdeu a eleição para o Senado. Abaixo, a lista dos gastos com publicidade organizados em ordem decrescente de valor, considerando os montantes já atualizados pelo IPCA até dezembro de 2022.

Dos cinco maiores gastos computados nos últimos 12 anos, três aconteceram em anos pré-eleitorais – incluindo o recorde de Ratinho Júnior em 2021. Os outros dois são após a transição do Plano Plurianual, no segundo ano da gestão, quando o novo governo assume e pode definir – ou redefinir – seus parâmetros de despesa. Se Ratinho Júnior continuar imitando Beto Richa, as despesas com propaganda em 2024 vão denunciar suas intenções eleitorais.

GOVERNO DO PARANÁANOPROPAGANDA CORRIGIDA PELO IPCA (R$)CONTEXTO
BETO RICHA2017R$ 216.376.409,67PRÉ-ELEITORAL
BETO RICHA2012R$ 191.933.889,841º PPA DO MANDATO
BETO RICHA2013R$ 186.991.426,38PRÉ-ELEITORAL
BETO RICHA2016R$ 178.500.803,162º PPA DO MANDATO
RATINHO JÚNIOR2021R$ 170.930.405,29PRÉ-ELEITORAL
BETO RICHA2015R$ 146.288.502,10TRANSIÇÃO DO PPA
BETO RICHA/CIDA BORGHETTI2018R$ 133.564.570,92ANO ELEITORAL
RATINHO JÚNIOR2022R$ 129.333.885,24ANO ELEITORAL
BETO RICHA2014R$ 126.159.404,73ANO ELEITORAL
RATINHO JÚNIOR2020R$ 125.170.165,961º PPA DO MANDATO
RATINHO JÚNIOR2019R$ 86.404.907,56TRANSIÇÃO DO PPA
BETO RICHA2011R$ 10.841.745,99TRANSIÇÃO DO PPA
TOTALR$ 1.702.496.116,84

Números completos
No ano de 2022, que encerrou o mandato Ratinho 1, tivemos R$ 129 milhões em propaganda institucional, que foram gastos com 563 fornecedores diferentes, cuja lista tem de agências de produção de conteúdo aos veículos onde as peças foram veiculadas. No mesmo ano, o governo do Paraná gastou R$ 7 milhões com publicidade legal – que é obrigatória, para dar transparência a atos de governo cuja divulgação é exigida por lei.

ANOPUBLICIDADE LEGAL (R$)PROPAGANDA INSTITUCIONAL (R$)TOTAL (R$)TOTAL CORRIGIDO PELO IPCA (R$)
20227.087.680,00129.333.885,24136.421.565,24136.421.565,24
202111.801.274,06161.583.082,50173.384.356,56183.414.364,17
202011.453.229,09107.508.728,76118.961.957,85138.504.921,22
201910.970.375,7371.005.655,4481.976.031,1799.754.468,16
201815.991.664,03105.229.215,85121.220.879,88153.862.353,50
201714.502.016,41164.318.251,47178.820.267,88235.472.853,41
201613.168.927,01131.674.262,18144.843.189,19196.352.917,99
201510.670.134,47101.528.144,42112.198.278,89161.662.741,41
201412.897.427,2979.113.798,8292.011.226,11146.726.382,60
201315,4 milhões110,2 milhões125,6 milhões213.122.714,64
201210,1 milhões106,8 milhões116,9 milhões210.084.941,22
20119,6 milhões5,7 milhões15,13 milhões28.778.178,39
TOTAL89.653.774,03760.378.056,94850.031.830,971.904.158.401,95


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