Dos  R$ 129 milhões que o governo Ratinho Júnior (PSD) gastou com propaganda institucional em 2022, mais da metade foi desembolsado pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). Relatórios oficiais compilados pela Livre.jor mostram que, no ano passado, a Secom colocou R$ R$ 67,4 milhões no ecossistema da divulgação oficial, à frente da Copel (R$ 21,2 mi), Sanepar (R$ 11,8 mi), Fundo Estadual de Saúde (R$ 10,6 mi) e Detran (R$ 8,1 mi).

O perfil de gasto entre esses órgãos mostra uma variação importante e merece alguma atenção dos deputados e organizações de controle social, porque a Secom gastou 47% dos seus recursos de propaganda com emissoras de TV, sendo exemplo para o Detran (49%) e para o Funsaúde (45%). Mas a estratégia da Sanepar deu valores quase iguais às TVs (27,6%) e rádios (24,5%), enquanto curiosamente a Copel aportou 55% direto nas rádios.

SECOM 2022
Tipo de ServiçoOrgão PagadorValor%
TVSECOMR$ 32.223.938,9647,77
RádioSECOMR$ 12.027.993,7717,83
Produção EletrônicaSECOMR$ 7.259.803,6410,76
JornalSECOMR$ 6.265.586,669,29
InternetSECOMR$ 4.319.398,496,40
Produção GráficaSECOMR$ 2.613.261,983,87
Mídia ExteriorSECOMR$ 1.658.429,402,46
MonitoramentoSECOMR$ 642.527,000,95
RevistaSECOMR$ 131.956,460,20
Carro de SomSECOMR$ 116.107,300,17
CriaçãoSECOMR$ 114.041,600,17
Mídia ExteriorSECOMR$ 84.568,480,13
Serviços internosSECOMR$ 5.397,600,01
Gastos da Secom com propaganda em 2022 por tipo de serviço
COPEL 2022
Tipo de ServiçoOrgão PagadorValor%
Assessoramento de Redes SociaisCOPEL204.400,000,9627213472
CriaçãoCOPEL137.158,500,6460147549
InternetCOPEL1.150.717,755,419865668
JornalCOPEL1.034.576,234,872840616
Mídia AlternativaCOPEL490.141,782,308561422
MonitoramentoCOPEL380.328,001,791339944
PesquisaCOPEL248.800,001,171844771
Produção de ConteúdoCOPEL75.850,000,3572525156
Produção EletrônicaCOPEL1.574.852,407,417534364
Produção GráficaCOPEL212.596,001,001324401
RádioCOPEL11.793.857,3255,54891491
RevistaCOPEL202.882,080,9555719637
TVCOPEL3.725.320,9517,54621332
Gastos da Copel com propaganda em 2022 por tipo de serviço
SANEPAR 2022
Tipo de ServiçoOrgão PagadorValor
Assessoramento de Redes SociaisSANEPAR269.008,202,264088611
CriaçãoSANEPAR221.341,101,862901814
InternetSANEPAR917.846,987,724994606
JornalSANEPAR834.588,687,024256975
Mídia ExteriorSANEPAR9.268,120,07800448067
MonitoramentoSANEPAR528.000,004,443874895
PesquisaSANEPAR543.600,004,575171199
Produção de ConteúdoSANEPAR259.061,002,180368701
Produção EletrônicaSANEPAR1.624.477,2013,6722982
Produção GráficaSANEPAR435.816,143,668015916
RádioSANEPAR2.918.914,1424,56683574
RevistaSANEPAR36.375,000,3061476313
Serviços internosSANEPAR1.508,800,01269870917
TVSANEPAR3.281.717,2427,62034253
Gastos da Sanepar com propaganda em 2022 por tipo de serviço

No grupo dos que gastaram menos, há pelo menos uma curiosidade digna de atenção. São os gastos da Secretaria de Educação com propaganda, que, já em valores corrigidos pela inflação, estavam na casa de R$ 1 milhão em 2019 e 2020, deram um pulo vertiginoso no ano anterior da eleição, chegando a R$ 7,2 milhões em 2021, “caindo” para “apenas” R$ 3,9 milhões em 2022.

SEED 2022
Tipo de ServiçoOrgão PagadorValor%
CriaçãoSEED1.320,400,03374304798
JornalSEED331.564,068,473176298
MonitoramentoSEED262.178,336,700012093
Produção EletrônicaSEED646.557,8016,52289523
Produção GráficaSEED23.159,680,591849586
RádioSEED664.348,4616,97753859
TVSEED1.983.973,6150,70078515
Gastos da Seed com propaganda em 2022 por tipo de serviço

Na semana que vem, vamos mostrar outras particularidades dos gastos com propaganda do governo do Paraná em 2022, agora virando a lupa para os tipos de serviço em vez do órgão pagador. Desde o início da Livre.jor, há nove anos, a agência tem divulgado os gastos com propaganda oficial. Neste ano, mudamos o formato para fazer isso de uma forma mais abrangente e estruturada – e esta é a segunda notícia do Monitor da Propaganda, de uma série de cinco, talvez seis partes.



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