Novos pedidos de condomínios ou incorporações imobiliárias nas 8ª e 9ª circunscrições imobiliárias de Curitiba devem ser submetidos à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), ligada ao governo do Paraná, antes de serem autorizados pelos cartórios. A medida é uma tentativa de evitar construções indevidas em áreas de manancial de abastecimento público.

Na semana passada, a Corregedoria da Justiça, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), emitiu a circular 100/2020, cujos anexos são os mapas reproduzidos abaixo, em que as áreas hachuradas de azul indicam a abrangência dos mananciais que devem ser protegidos. Construções ali, segundo o decreto estadual 745/2015, precisam de anuência prévia da Comec. [mapa da 8ª circunscrição] [mapa da 9ª circunscrição]

Os mapas, diz o órgão do governo do Paraná, foram gerados após consulta da Comec à Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi) e à Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar). A questão agora é saber o porquê disto neste momento, e se há indícios de construções nessas áreas que não tenham sido submetidas à análise prévia do poder público.

O Paraná sobre com a pior estiagem desde 1997, quando o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) começou a monitorar as condições do tempo. Em abril, segundo o governo estadual, Curitiba era o grande centro urbano com menos chuva no Paraná. Tinha registrado 725 mm, uma redução de 43,1% ante a média histórica de 1.274 mm.

Em destaque

Licitação do TJ-PR para compra de frutas prevê kiwi argentino, melão valenciano e morango selecionado

A empresa Alecrim Comércio de Hortifruti irá fornecer frutas ao Tribunal de…

Paraná muda regra e policiais precisarão cumprir “mínimo” de 6h contínuas para ganhar por horas extras

Era justamente o contrário até o dia 18 de novembro, quando o…

Em suplemento, Governo publica editais e chamadas de concursos público

Quer ficar por dentro das chamadas de editais de concurso público e…

Coquetel, almoço e churrasco: confira o edital de até R$ 185 mil da Copel

Picanha, file mignon e argentino, salgados “finos/requintados” e tábua de frios com…