A proposta de difundir e facilitar o uso cidadão da Lei de Acesso à Informação (LAI), por meio de uma plataforma simples e intuitiva, que ensina a fazer dos pedidos aos recursos às instâncias superiores, ganhou o Troféu Rastilho 2022! O projeto chama-se WikiLAI e foi criado pela Associação Fiquem Sabendo. Com isso, a FS se torna tricampeã do grand prix de desaprisionamento de dados do Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca.

A Livre.jor criou o Troféu Rastilho em 2020, para destacar o esforço da Fiquem Sabendo, que naquele ciclo desaprisionou os dados dos pensionistas civis do governo federal. No ano passado, a FS conquistou o bicampeonato, dividindo a taça com MediaLab.UFRJ, entre cinco fortes concorrentes. Em 2022, a FS concorreu contra si própria, pois a newsletter Don’t LAI to me obteve e divulgou a lista das multas ambientais prescritas, e contra a equipe do Repórter Brasil, cujo Ruralômetro media a febre ruralista dos deputados federais.

“Desde que foi criada, há dez anos, a Lei de Acesso à Informação se tornou uma ferramenta fundamental dos jornalistas brasileiros. Contudo, muitos ainda têm receio de perguntar diretamente aos governos federal, estadual e municipal, porque assusta mesmo abandonar aquele velho esquema de telefonar para a assessoria de imprensa, ficar dependendo de fontes… Isso é tipo andar de bicicleta com rodinhas. A LAI, e a mudança de cultura que ela provoca, é se arriscar de mountain bike. E, nós damos nosso testemunho, a WikiLAI tem ajudado muitas pessoas a aprenderem a andar de bicicleta”, disse o júri, formado por José Lázaro Jr., João Frey, Alexsandro Ribeiro e Rafael Moro Martins.

“O mais cativante na Fiquem Sabendo é que é um projeto extremamente generoso, que compartilha uma quantidade imensa de dados de interesse público com a comunidade jornalística e com a sociedade civil organizada. A WikiLAI leva isso a outro nível, ao fornecer tópicos de pesquisa e modelos prontos de perguntas, por exemplo. A parceria com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), para que essa área fundamental da vida nacional recebe mais atenção, é outro ponto forte”, comentaram os jurados.

Considerando que a campanha de arrecadação no Catarse superou o limiar dos R$ 2,5 mil, a vencedora do Troféu Rastilho vai participar do bolo! Pelas regras, a Fiquem Sabendo ganhará R$ 367 em dinheiro – equivalente a 15% do total, descontadas as taxas do crowdfunding. Parabéns! A equipe da Livre.jor vai entrar em contato nos próximos dias para combinar a entrega.

Em destaque

Vencedores do Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca

Confira a relação de todos os trabalhos premiados nas edições anteriores do…

Concurso de reportagens aceita inscrições até 20 de outubro e tem prêmio em dinheiro

Prêmio Mosca 2024 aceita reportagens baseadas em dados e tem três categorias:…